O papel do vídeo para empresas B2B
  • Home
  • Blog
  • O papel do vídeo para empresas B2B
O papel do vídeo para empresas B2B
Por Cláudio Garcia
O papel do vídeo para empresas B2B

Qual gestor de Marketing & Comunicação não gostaria de contar com um recurso que fosse multifuncional, dinâmico, versátil e, principalmente, atrativo para a audiência das marcas e com alto potencial de engajamento? E se essa ferramenta fosse facilmente indexada pelo mais importante buscador da internet e dominasse a rede social mais usada no Brasil? Mas isso já existe: são os vídeos.

O conteúdo audiovisual vem se destacando de forma crescente e se engana quem pensa que ele só faz sentido para marcas B2C. Os vídeos podem exercer papel determinante para empresas B2B, ajudando no posicionamento de marca, educação dos consumidores e, entre outros aspectos, também nas vendas. Se despertou em você a vontade de planejar uma estratégia, saiba mais como outros empreendimentos estão lidando com esse recurso.

Pesquisa recente nos Estados Unidos, realizada pela Heinz Marketing e Vidyard, ouviu 218 líderes de Marketing & Vendas no segmento B2B, todos com função de gestão e tomadores de decisão. O levantamento descobriu que a principal razão para as empresas recorrerem aos vídeos é incrementar o brand awareness. Além disso, a geração de leads, educação dos clientes, capacitação da força de vendas, comunicação interna e o lançamento de produtos são outras vertentes que se beneficiam de uma estratégia de conteúdos audiovisuais.

As produções são majoritariamente destinadas a conteúdos explicativos, de demonstração ou tutoriais. Isso vai muito ao encontro da característica de audiência das marcas B2B, que é bastante aberta ao detalhamento técnico e busca, frequentemente, aprofundar conhecimentos antes da aquisição de produtos ou serviços. Outras finalidades para as quais os vídeos estão se destacando são os webinars, apresentação de cases e testemunhais de clientes.

Já na ponta final do processo, no momento de distribuir os vídeos, os principais canais utilizados são website, e-mail marketing, LinkedIn, YouTube e landing pages.

Ficou empolgado com essa possibilidade de incrementar sua comunicação? Confira, então, algumas dicas abaixo para explorar bem os conteúdos em vídeo, conquistando maior engajamento do seu público:

1- Pense em conteúdos de valor e não em conteúdos vendedores. Todo mundo quer conversão e, principalmente, vender mais. Porém, antes disso, fazer sua audiência perceber o valor do conteúdo, transmitindo corretamente seu sentido e significado, é o passo mais importante para que o vídeo atinja seu objetivo. Seja relevante se quiser que a opção do público em assistir se transforme em uma conversa e, possivelmente, em um novo negócio.

2- Seja consistente e verdadeiro. Nem sempre sofisticação e esmero na produção significam bons resultados. A produção deve se preocupar com o alinhamento ao tom da marca. Da mesma forma, evite narrativas forçadas. Às vezes, simplicidade e espontaneidade fazem toda a diferença. Menos pode ser mais.

3- Afinidade, identificação e um toque de humor. Um pensamento comum é de que o sucesso na estratégia de vídeo vem mais rápido quando estão envolvidos temas como turismo, gastronomia, esportes e entretenimento. O tema realmente pode ajudar e, para as marcas B2B, o “pulo do gato” está em conhecer os pontos mais úteis e interessantes da sua oferta, ou seja, aqueles que podem tornar a vida do seu cliente melhor e mais fácil. Lembre-se de que o bom humor torna não só o seu dia mais gostoso, mas o do seu público também. E isso pode ser ainda mais importante na abordagem de temas mais delicados. Experimente.

4- Aja para criar a obra-prima, mas pense no conjunto da obra. Cada vídeo da sua marca deve funcionar individualmente. Ou seja, a abordagem de cada tema deve ter uma narrativa com começo, meio e fim, além de um objetivo claro. Isso é essencial, principalmente no ambiente digital. No entanto, considere que cada conteúdo faz parte de um conjunto, determinado por uma estratégia e propósito de marca, bem como pela coerência da mensagem a ser transmitida e da conversa desejada com a audiência.

Os vídeos são polivalentes e podem trazer diversos benefícios para sua comunicação e conquistas para sua marca. E o momento não poderia ser melhor para explorar essa vertente.

Já fazemos isso para a própria LF Comunicação e, desde novembro do ano passado, estão em nosso canal no YouTube os vídeos da série Saindo de Casa. Confira os nossos vídeos, mas, se possível, fique em casa! E se precisar de ajuda para planejar e implementar sua estratégia de conteúdo audiovisual, conte com a gente.

Clientes Atuais