Sala de Notícias
Instituto Helena Florisbal desenvolve projeto para despertar o interesse de crianças pela leitura

Projeto piloto visa proporcionar aos participantes momentos de aprendizado, descontração e partilha

Ler é uma atividade muito importante para o desenvolvimento da criança e o hábito da leitura se constroi desde a infância. A partir dessa premissa, o Instituto Helena Florisbal (IHF), que apoia 36 entidades assistenciais, desenvolveu o projeto Oficina Universo das Palavras. A iniciativa está em sua fase piloto e tem como intuito despertar a curiosidade das crianças pela leitura e, consequentemente, melhorar a compreensão da fala e da escrita.

A ação teve início neste mês e vai até novembro, impactando crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, que frequentam o Centro para Criança e Adolescente Dom Bosco, localizado na Rua Viaza, 50, no bairro do Jardim Aeroporto, em São Paulo.

Todas as terças-feiras, nos períodos matutino e vespertino, acontecem as oficinas, com a realização de “rodas de cultura”, incluindo atividades variadas como leitura de contos, jogos e brincadeiras. Nos encontros surgem as “palavras geradoras”, ditas pelas crianças dentro de seu universo. A partir daí, elas são estimuladas a ampliar seu vocabulário, possibilitando maior segurança para se expressarem melhor, escreverem textos com mais facilidade, além de se abrirem para o mundo da literatura.

Os encontros começam sempre com a leitura de contos dos irmãos Grimm, enquadrados no gênero fantástico por apresentarem personagens e cenários imaginários. As obras abordam problemas complexos de uma forma sútil, despertando a oportunidade para debates e o surgimento das “palavras geradoras”.  Um bom exemplo é o conto da “Gata Borralheira”, no qual elementos sobrenaturais e mágicos aparecem em integração com a realidade. Este conto apresenta mais de 300 interpretações no mundo todo.

O projeto contempla ainda o livro “Gotas da História da África”, que ressalta a riqueza, os reinos e as maravilhas da África, além de despertar no leitor a possibilidade de viajar pelo mundo dos oceanos e do universo. Ao final do curso, será realizada uma avaliação individual subjetiva, com o objetivo de ressaltar o desempenho e o interesse de cada criança para a leitura.

O IHF fornece todo o material que está sendo aplicado durante as aulas, e espera que o projeto seja implantado, no próximo ano, em outras entidades parceiras.

Veja mais Notícias
Desenvolvido por: SignoWEB